A Neide é uma cozinheira de mão cheia, a Priscilla tem uma disposição imensa. Uma por muito tempo fez coxinhas para vender, a outra procurava por uma boa receita do salgadinho.
A Priscilla nos pediu uma receita de coxinha de batata e nós fomos atrás da melhor. Essa é uma receita especialíssima, elaborada pela Neide nos seus anos de "salgadeira". A massa não gruda na boca, é leve, macia por dentro e crocante por fora.
A Pri amou a massa, sua única queixa foi a de não conseguir parar de comer. Nós já provamos e podemos confirmar: vale a pena!
Foto de Priscilla (coxinha antes da fritura)
2 kg de batata ou mandioca
4 cubos de caldo de galinha
2 colheres (sopa) BEM CHEIAS de manteiga (cerca de 130g)
1 xícara de salsinha e cebolinha bem picadas
1 1/2 kg de farinha de trigo peneirada
(Plástico grosso de saco de arroz, para sovar)
1. Cozinhe as batatas com casca em água sem sal até estarem bem macias. Escorre e imediatamente descasque.
2. Divida as batatas em três partes e coloque no liquidificador ainda muito quentes com água suficiente para formar 1 e 1/2 litro de massa para cada parte de batata. Bata bem para tornar homogêneo.
Serão ao todo 4 1/2 litros de massa de batata e água.
3. Coloque a batata batida com água em uma panela bem grande e acrescente o caldo de galinha. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, acrescente a manteiga, salsinha e cebolinha e misture bem. Adicione a farinha aos poucos, sem parar de mexer.
4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo vigorosamente até desprender do fundo da panela, tal processo levará em torno de 15-20 minutos.
5. Na superfície de trabalho, despeje a massa sobre o plástico grosso e sove a massa bem quente com a ajuda do plástico. Coloque a massa em um bowl e cubra com um pano umedecido e bem torcido para a massa não ressecar.
6. Pegue porções da massa e faça um grande rolo (como se fosse um gnocchi gigante) e corte em porções iguais de massa. Cubra com o pano umedecido para não ressecar.
7. Enrole cada porção de massa no formato de bolinho. Abra uma cavidade no centro, coloque uma porção do recheio (SEMPRE FRIO), feche e molde no formato de coxinha.
1. Bata os ovos até espumarem. Acrescente a água e misture. Passe cada coxinha na mistura de ovos e depois na farinha de rosca.
2. Em uma panela grande, coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas e aqueça-o bem. Frite uma porção de coxinhas proporcional ao tamanho da panela sem virá-las para que não abram. Não coloque muitas ao mesmo tempo para que o óleo não esfrie.
3. Retire da fritura e passe para uma peneira para escorrer o óleo. Coloque as coxinhas em um prato com papel toalha.
Congele as coxinhas em aberto e depois guarde-as todas empilhadas em um recipiente sem folga de espaço. Para consumir, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos e frite em óleo bem aquecido, mas não demasiadamente quente, para que o interior não fique gelado.
Dicas da Neide: A batata mais velha dá uma melhor massa.
Para fazer coxinha de mandioca, é só substituir a batata pela mesma quantidade de uma boa mandioca e proceder da mesma forma. A massa fica mais crocante por fora.
O recheio deve ser usado sempre frio. O recheio de carne dá mais trabalho para fechar as coxinhas.
Não use cebola crua na receita da massa pois ela impossibilita atingir o ponto certo da massa.
Dicas da Pri: Como a massa é pesada, leve para a panela as partes de batata batidas no liquidificador separadamente e reveze com o marido ou irmão na hora de misturar vigorosamente.
O recheio escolhido foi frango com cream cheese (que pode ser substituido por requeijão).
Receita de Neide e foto de Priscilla
A Priscilla é uma leitora muito participativa aqui do Chocorango. Ela já testou a TORTA HOLANDESA , já mandou a receita da PANQUECA PERFEITA , sempre comenta nas postagens e tem até a interagido com outras leitoras! Um grande beijo, Pri.
Selecionamos algumas opções de recheio para você provar na coxinha: frango e tomate , vegetariano ou carne de sol com Catupiry® (imagine como vai ficar na massa de mandioca).